rochas metamórficas

ROCHAS METAMÓRFICAS


Você já viu esculturas feitas de mármore ? O mármore, também utilizado na fabricação de pias e pisos, é um exemplo de rocha metamórfica aquela que se origina da transformação (metamorfose) de outras rochas. No caso do mármore, a rocha de origem é o calcário.


As rochas metamórficas se originam de uma transformação de rochas magmáticas ou sedimentares. Nesse caso, o que muda é a organização dos minerais e, às vezes, até os próprios minerais, que se transformam em outros. Surge, então, uma nova rocha com propriedades diferentes das da rocha original.


Essa transformação ocorre em decorrência de processos que envolvem variação de temperatura e de pressão. Quando, por exemplo, movimentações na crosta da Terra empurram uma rocha sedimentar para regiões mais profundas, de maior pressão e temperatura, ela sofre mudanças na aparência, na organização de seus minerais e até em sua composição química.


Além da temperatura e da pressão, os fluidos - água, gás carbônico, gás oxigênio - também exercem um papel importante na formação das rochas metamórficas, ao facilitar as reações e transformações dos minerais.


O Corcovado e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, assim como a maioria das rochas da serra do Mar, são exemplos de gnaisse, uma rocha metamórfica que pode se formar da transformação do granito.

 fonte - Télaris ciência






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que é ciência?

fósseis