fósseis

    Para nós estudarmos fósseis é preciso saber as etapas de uma fossilização. Veja a seguir as etapas:

  1.  Morte - quando o animal morre.
  2.  Soterramento[ deposição] também chamada de tafonomia.
  3.  Decomposição das partes mole do corpo como  o cérebro e língua.
  4.  Matéria orgânica do ser vivo é substituída por matéria mineral esse processo pode levar milhões de anos.
  5.  Fossilização.                                                                                                                                         

        Fósseis são o principal estudos dos paleontólogos. Um fóssil só se forma em condições muito especificas, pois, geralmente, um cadáver é comido por animais ou decomposto por fungos e bactérias. As partes moles têm mais chance de serem comidas e decompõem-se mais rapidamente que as partes duras [ ossos, conchas, etc.]; as estruturas duras, portanto, apresentam maior possibilidade de formarem fósseis.

    Um fóssil pode se formar com mais facilidade quando um organismo morre e é soterrado por sedimentos [areia ou argila] no fundo de lagos ou mares ou no leito dos rios, antes de sofrer decomposição. Ao longo de milhões de anos, os sedimentos se compactam e formam rochas sedimentares nas quais podemos encontrar fósseis .

       Estudando ossos fossilizados de dinossauros, por exemplo, podemos ter uma ideia de sua altura, massa e até da forma de locomoção. Os dentes e as garras podem indicar o tipo de alimentação, considerado que o animal está adaptado ao ambiente em que vive e a determinado modo de vida. Animais carnívoros, por exemplo, têm dentes pontiagudos, que auxiliam a prender outro animal e a rasgar a sua carne.

 fonte - Télaris ciência



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que é ciência?

rochas metamórficas