tipos de solos

 SOLOS ARENOSO

  Solos arenosos têm um teor de areia igual ou superior a 70%. Esses solos secam rapidamente porque são muito permeáveis: os grãos são maiores e há grandes espaços entre eles. Os sais minerais e a matéria orgânica, que servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água e por isso os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes, esse solo tem textura leve e granulosa ,também é muito presente na região nordeste do Brasil.

 SOLO ARGILOSO 

Já nos solos argilosos predominam partículas de argila, embora haja também slite e areia. Um solo é considerado argiloso quando contém de 35% a 60% de argila (solos com mais de 60% de argila são considerados de textura muito argilosa) mas ele também é composto por grandes quantidades de ferro e alumínio. Em geral, esse tipo de solo é menos permeável que os solos arenosos. A argila é formada por grãos muito pequenos e bem ligados entre si. Por isso, retém água e nutrientes, o que mantém a fertilidade do solo e facilita o crescimento das plantas; contudo, se o solo tiver textura muito argilosa, pode ficar encharcado e cheio de poças após a chuva esse solo é mais encontrado em regiões tropicais [quentes e úmidas] como o Brasil.

 SOLOS ORGÃNICOS 

 os solos podem ainda ser classificados em solos humíferos (também chamados de solos orgânicos) nos quais há predominância de material orgânico ou húmus ,o solo orgânico é  tudo aquilo que já foi um organismos vivos, como cascas de frutas  e retos , vegetais  ,folhas e restos de animais  e se forma quando partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

 SOLOS MINERAIS

 nos quais há predominância de material mineral. A presença de húmus deixa o solo mais escuro, úmido e rico em matéria orgânica, que e torna poroso, com boa circulação de ar e com os nutrientes necessários às plantas .O solo é o resultado de um paciente trabalho da natureza. Partículas (minerais e orgânicas) vão sendo depositadas em camadas (horizontes) devido à ação da chuva, do vento, do calor, do frio e de organismos (fungos, bactérias, minhocas, formigas e cupins) que vão desgastando as rochas de forma lenta no relevo da terra.

 Os solos mais adequados para a agricultura têm certa proporção de areia, argila e sais minerais, além do húmus. Essa proporção facilita a penetração da água e do gás oxigênio, utilizados pelos microrganismos e pelas plantas. Em geral, esses solos retêm água, porém não ficam encharcados. Cada planta, no entanto, cresce melhor em um determinado tipo de solo; o coqueiro, por exemplo, armazena rapidamente a água que passa pelo solo e consegue, assim, crescer em terrenos arenosos, que não retêm muita água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

o que é ciência?

rochas metamórficas

fósseis